Para calcular Juros Compostos, você precisa apenas aplicar a fórmula. Porém, quando você tem um contrato de financiamento imobiliário, carro ou outra coisa, considera-se que você precisa ir pagando uma parte dessa dívida ao longo do tempo e esse valor devido é recalculado. Para isso, existe os Sistemas de Amortização e que no Brasil, os mais utilizados são o PRICE e o SAC.

Basicamente: Prestação = Principal + Juros + Taxas + Atualização Monetária

Principal é o valor que vai amortizar o seu Saldo Devedor, é a parte que realmente diminui sua dívida

Juros é a remuneração que você vai pagar para a outra parte te emprestar dinheiro

Taxas e Atualização Monetária ocorre mais em financiamento imobiliário e não vamos utilizar nos nossos cálculos.

Saldo Devedor é o valor devido sem os juros após o pagamento de cada parcela.

Sistema SAC

No Sistema de Amortização Constante (SAC), a amortização é constante. Ou seja, o valor que abate do valor devido é sempre o mesmo e o que varia ao longo do tempo é a quantidade de juros paga. Nesse caso as parcelas são decrescentes.

No gráfico abaixo, você pode ver a evolução do Juro e do Principal ao longo do tempo. A maior parte do juro é paga no começo do financiamento. A parcela é maior e a renda do solicitante precisa ser maior, porém paga-se menos no decorrer do tempo.

Sistema PRICE

No Sistema de Amortização Francês (PRICE), o valor da parcela é fixa e no começo do financiamento se paga muito juro e pouco do principal. A dívida não amortiza nos primeiros meses e se a pessoa que pegou o empréstimo quiser pagar mais parcelas nesse momento, irá abater pouco da dívida.

A parcela é menor e o solicitante pode ter uma renda menor, porém paga-se mais no decorrer do tempo.

Antes de fazer um financiamento de longo prazo, é importante ter uma estratégia para quitar o financiamento. Diversos fatores influenciam e você precisa entender como funcionam cada sistema de amortização para tomar a melhor decisão na hora de solicitar um empréstimo.

Você pode baixar gratuitamente essa planilha com os dois sistemas de amortização para fazer seus estudos e usar da forma como preferir.