Amigos me perguntam se dá pra abrir uma franquia de alguma coisa com pouco dinheiro, a resposta é sempre não. Uma franquia de um famoso fastfood que você monta o seu lanche ou uma franquia de chocolates não sai por menos de 100 mil. Mas você pode começar um negócio com muito pouco investimento, embora sem uma marca já estabelecida e outras vantagens que as franquias oferecem.
1. Seja bom em alguma coisa
Você sabe fazer alguma coisa muito bem, mesmo como hobby? Trabalha e uma empresa que você se especializou em uma área específica? Descubra esse talento e se aprimore mais.
2. As pessoas querem o que você faz?
Veja se existe um mercado, se as pessoas realmente precisam do seu produto ou serviço. Você precisa validar essa ideia e descobrir ela é viável, não pergunte para parentes ou amigos.
3. Procure saber o que o seu cliente precisa
De repente você quer montar um sanduíche bem caprichando, mas os seus clientes querem que o lanche fique pronto mais rápido. Você precisa agradar o cliente, é sempre como o cliente quer e não como você quer.
4. Faça tentativas e teste o mercado
Não adianta investir milhões no produto ou no mercado errado, coloque um pouco de dinheiro e analise a resposta do mercado. O que tiver boa aceitação, melhore e invista um pouco mais, mas nunca pare de testar novos produtos.
5. Procure um Mentor
Essa pessoa é a pessoa que vai te dar dicas e te orientar nos aspectos gerais do seu negócio. Não precisa ser pago, mas precisa inspirar e te ajudar a caminhar. É muito difícil encontrar um por causa do tempo que ele dispõe e ele precisa te aceitar para te dar mentoria.
Gostou deste artigo?
Não perca as próximas novidades
Inscreva-se gratuitamente para receber informações sobre novidades, artigos, vídeos e palestras para sua vida pessoal e para seu negócio.